Em Maputo os táxis tomam duas formas: os convencionais carros, com quatro lugares disponíveis, e as "chapela", veículos a motor similares a riquexós, e que apenas podem transportar 2 passageiros. Os "chapelas" cobram um preço inferior aos táxis convencionais, mas também atingem velocidades menores e não podem circular nas Estradas Nacionais.

Num táxi, para uma viagem de curta distância custa no mínimo 200 meticais, ou seja, 40 vezes o preço base de uma viagem de chapa ou de TPM. Uma viagem longa, por exemplo de Maputo a Matola, pode custar até 500 Meticais, enquanto um chapa cobra 13 meticais (60 vezes menos). Apesar de poder ter alguma expressão em Maputo, esta discrepância de preços faz com que o táxi seja uma forma de transporte vocacionada exclusivamente para servir pessoas com posses bem acima da média moçambicana, as quais não são o público-alvo definido anteriormente. 

Pode inclusivamente dizer-se que o táxi não concorre nem com o chapa nem com os TPM. A diferença de preços é de tal ordem que, na grande maioria das vezes, quem utiliza os meios de transporte colectivos não tem possibilidade financeiras para recorrer ao táxi. Por outro lado, quem tem meios para usar com alguma frequência o táxi, dificilmente se sujeitará às condições actuais do serviço dos transportes colectivos.